Distribuidora de produtos PET: NN Pessoa conta com a plataforma iSA para aumentar o desempenho do seu time de vendas

Distribuidora de produtos PET: NN Pessoa conta com a plataforma iSA para aumentar o desempenho do seu time de vendas

A NN Pessoa é pioneira como distribuidora especializada em produtos de pet shop. Além disso, desde 1991, ano em que foi fundada, conta com inovação contínua para melhorar seus processos internos, buscando sempre, excelência de atendimento no que diz respeito à distribuição de produtos veterinários.

Atuante em quatro estados da região Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), a NN Pessoa tem um grande portfólio de produtos com mais de 1600 itens e um grande desafio para seu time de vendas. 

E, por seu porte, a distribuidora nordestina sentiu que precisava de mais do que uma simples força de vendas para atender às necessidades de seus clientes e melhorar o desempenho da sua equipe de vendas. 

Foi então, que resolveram contar com o apoio da plataforma iSA, a inteligência artificial para times de vendas.

O que levou a NN Pessoa a ter uma inteligência artificial para vendas?

Há 35 anos no mercado de produtos PET, Nadson Pessoa, Diretor Comercial do Grupo Inovace, ao qual a NN Pessoa faz parte, comentou sobre a importância de atrelar uma inteligência artificial às estratégias de vendas da distribuidora.

“Poder somar ao que a gente já tem como ferramentas de acompanhamento à inteligência artificial da iSA é fundamental para darmos um próximo grande passo. Isso porque ela vai nos ajudar a facilitar o trabalho dos vendedores externos que estão lá na ponta.”

Ainda em fase de implantação e treinamento, as soluções inteligentes que a iSA promete trazer para a NN Pessoa são de extrema importância para os próximos passos e fases da distribuidora nordestina.

Para Nadson, o fator principal que levou a NN Pessoa a migrar de plataforma foi a vantagem que a iSA oferece aos vendedores externos, que é, justamente, o acompanhamento contínuo durante todo o ciclo de vendas e a possibilidade de integração total com o ERP da distribuidora.

Por que a plataforma iSA é ideal para distribuidoras de produtos PET? 

Para quem lida com um portfólio de mais de 1600 itens, o grande desafio está nas mãos dos vendedores externos: oferecer os produtos essenciais e na quantidade certa para cada cliente.

Para Nadson, o papel se inverteu: o que antes era feito pelos vendedores externos, hoje será realizado de forma mais automatizada e assertiva pela inteligência artificial. Facilitando assim, o trabalho dos vendedores e os ajudando a atingir seus objetivos de vendas.

“Vamos inverter a decisão, a decisão está na mão da inteligência artificial e não apenas no vendedor que está na ponta. Mas, ainda assim, precisaremos mais do que nunca dos vendedores para executarem as ações norteadas pela iSA”

Sendo assim, os vendedores poderão colocar a mão na massa de uma forma mais assertiva, melhorando assim, os resultados de cada vendedor”

Quais os próximos passos da NN Pessoa com a plataforma iSA?

Atualmente com 45 vendedores sendo preparados para usar essa nova tecnologia com excelência, Nadson comenta a importância de ter uma inteligência artificial para os próximos passos da distribuidora em termos de mercado.

“Poder contar com uma inteligência que nos guia em relação ao que deve ser feito, é simplesmente fantástico. A iSA nos diz exatamente qual produto do nosso portfólio temos que vender e em qual quantidade aos nossos clientes. Se um cliente tem potencial para comprar um outro item, nós sabemos e podemos oferecer com mais precisão. Além de melhorar a nossa performance de vendas, podemos também melhorar a qualidade de nosso atendimento, que prezamos desde 1991.”

Outro grande passo que será dado pela distribuidora nordestina será a prospecção ativa de clientes. Uma das soluções que a plataforma oferece é buscar novos clientes por geolocalização.

A plataforma não somente mostra quais clientes estão por perto, mas também, informa aos vendedores externos quais ainda não estão na carteira de clientes e seu potencial de compra.

Para Nadson, tal solução da iSA chamou bastante atenção em termos de estratégias de vendas.

O principal desafio da NN Pessoa

Uma das maiores dores em termos de vendas é conseguir esticar a gôndola do cliente. E, sobretudo, a positivação mensal. 

“Atualmente, estamos com uma média de 60% na positivação mensal. Mas, agora, com a iSA, queremos chegar à margem dos 90% de positivação mensal. Este é nosso principal desafio para os próximos passos com essa solução atrelada ao time de vendas.”

Antes, os vendedores definiam qual cliente positivar. Agora, será a inteligência artificial que irá guiar os vendedores e informar quais clientes deverão ser positivados e quais itens vender e em qual quantidade.

Karol Oliveira

Especialista em Marketing e Inteligência de Vendas | N3urons Brasil